CISC

Atualizações

13 04 2012
In need of new paradigms. Theorizing media communication facing the media change de Thomas Bauer  >>
23 03 2012
Ame teu outro como a ti próprio de Vilém Flusser  >>

Busca

Quem está online ?

We have 4 guests online

V Congresso internacional de comunicação e cultura


CLIQUE AQUI PARA TER ACESSO À PROGRAMAÇÃO COMPLETA

SESSÕES TEMÁTICAS

1. Corpo, sentidos e afetos.

A centralidade do corpo nos processos de comunicação, o papel dos sentidos na formação de uma consciência estética e na construção das redes de afeto. Reflexões acerca dos processos de sedação das imagens e suas consequências comunicativas e culturais.

2. Imagem, imaginação e imaginário.

Teorias da imagem, teorias do imaginário e o papel da imaginação nos processos comunicativos, nos ambientes e nas práticas culturais.

3. O virtual e a ausência nas relações comunicativas.

Emergência do virtual nos processos comunicativos; alargamento do ciberespaço configurado com um território virtual de circulação e produção simbólica; sociabilidades virtuais na condição de alimento para conexão técnica e redução das relações presenciais.

4. Cultura, games e sociabilidades.

As raízes lúdicas da cultura; o jogo como ambiente cultural e ato de comunicação; os processos miméticos e o jogo como estratégias de interação social; a gameficação como um vetor da cultura contemporânea; os games e a interação entre povos e culturas.

5. Luzes e sombras no mundo contemporâneo.

Os processos dialógicos no mundo contemporâneo, as tensões criativas e destrutivas da cultura. As crenças iluministas e suas respectivas zonas sombrias.

6. Canibalismos simbólicos da cultura.

Processos simbólicos de devoração: estéticos, culturais e miméticos. A formação de processos culturais por meio da cumulatividade e da retroalimentação.

7. Vínculos e conexões no universo das mediações.

A constituição dos vínculos comunicativos, psicoafetivos e sociais, em contraposição às conexões técnicas da mídia. Tensionamentos acerca dos conceitos de redes.